Receita de Molho Béchamel

Receita de Molho Béchamel


Confesso que já me esforcei inúmeras vezes para cozinhar e sempre deu errado, morei sozinha muitos anos durante a faculdade e me sentia frustrada depois de várias tentativas falhadas. Já tentei de tudo, contratei até um chef para me dar aulas em casa e depois disso não tive progresso. Achei que era um caso perdido, que nunca ia conseguir.

Mas agora finalmente com a ajuda de uma amiga estou conseguindo e me sentindo feliz e orgulhosa! Ainda falta muito para treinar e testar mas vou postar as receitas que estão dando certo e vocês vão acompanhar o meu progresso.

Estava pensando em fazer um jantar e minha idéia era uma lasanha mas depois mudei de idéia com receio de não conseguir sozinha, então pensei em fazer um molho béchamel, que pode ser usado na lasanha, com vários tipos de massa, croquetes, no croque monsieur, e em diversos pratos.

Tem diversas maneiras de fazer o molho branco, decidi utilizar a receita clássica do béchamel. Ela é fácil e o molho fica bem saboroso, o segredo do molho ficar bem liso é ter a base e o leite em temperaturas opostas – ou seja um quente e o outro frio.

receita-bechamel-ingredientes-como-fazer-passo-a-passo-dicas-receitas-blog-portugal-blogguer receitas-bechamel-massa-ravioli-4-queijos-receita-como-fazer-simples-cozinheira-nova-recem-casada-passo-a-passo

INGREDIENTES

40 g de farinha de trigo

40 g de manteiga

500 ml de leite

1/2 cebola

1 dente de alho amassado

1 cravo

1 folha de louro

noz-moscada ralada

sal e pimenta-do-reino

PREPARO

Em uma panela adicione o leite, a cebola, o cravo, o alho e uma pitada de noz-moscada, sal e pimenta. Use uma panela pequena para que o leite cubrir a cebola.

Leve ao fogo baixo e quando estiver saindo muito vapor desligue. Tape a panela por cerca de 5 a 10 minutos. Após esse tempo tem que peneirar o leite.

A segunda etapa é fazer a mistura que os franceses chamam de “roux”, que é o agente que vai engrossar o molho. Em uma panela em fogo baixo derreta a manteiga. Assim que ela derreter, adicione a farinha e incorpore com uma espátula, mexa sempre para que não queimar ou grudar nos cantos. Mexa até que atinja uma mistura semelhante a areia molhada e deixe borbulhar por alguns segundos para ter certeza que a farinha cozinhou.

Adicione um pouco do leite já peineirado e mexa por toda a superfície para incorporar com o “roux”. Aumente um pouco o fogo (mas sempre baixo) e use um batedor de arame. Quando essa mistura começar a ferver adicione um pouco mais de leite e mexa bem vigorosamente para não formar grânulos. Adicione leite aos poucos, esperando ferver a cada vez por cerca de 1 a 2 minutos, até obter a consistência desejada. Você não precisa necessariamente usar todo o leite, pois pode ser que atinja a consistência que quiser antes de colocar tudo.

E se precisar coloque mais sal, pimenta e noz-moscada. Se formar alguns grumos pode peneirar. Cubra com plástico filme tocando o molho para evitar que se forme uma película por cima. Se quiser pode guardar na geladeira (frigorífico) e usar no dia seguinte. Neste caso, quando for esquentar mexa bastante com um batedor de arame e coloque leite para ajustar a consistência.

receita-bechamel-como-peneirar-passo-a-passo-receita-para-iniciantes-leite-massa-4-queijos-portugal-blog-estilo-de-vidareceita-molho-bechamel-como-fazer-passo-a-passo-receitas-para-iniciantes-na-cozinha-blog-estilo-de-vida-portugal-brasil-estilo-de-vidareceita-bechamel-molho-como-fazer-passo-a-passo-receita-facil-iniciante-cozinha-blog-receitas-recem-casada-dona-de-casa-prendadareceita-molho-bechamel-como-fazer-passo-a-passo-receitas-faceis.iniciantes-rece,-casada-estilo-de-vida

Em Portugal compro muitas vezes massas frescas e prontas da marca Giovanni Rana são maravilhosas e super práticas. A marca é vendida no El Corte Inglès. Tem uma enorme gama de produtos, com muitas variedades de tortellini, com carne, queijo, cogumelos… Basta colocar por 3 minutos e a massa fica pronta e deliciosa!

Adoro queijo e gosto de massas bem enjoativas, por isso para acompanhar o meu molho béchamel escolhi um ravioli 4 queijos, e ainda raspei queijo parmesão por cima da massa. Mas no El Corte Inglès tem raviolis com diversos recheios maravilhosos desta marca.

receita-bechamel-massa-ravioli-4-queijos-3-minutos-como-fazer-ferver-delicia-receita-passo-a-passo-molho-simples receita-molho-bechamel-ravioli-receita-giovani-passo-a-passo-3-minutos-ferver-agua-receitas-estilo-de-vida-recem-casada