Receita: Creme de morango com chantilly


Aprendi a receita do Creme de Morango com Chantilly com a minha avó. É uma receita muito fácil, a textura leve e é deliciosa!

Faço sempre para receber amigos em casa, super prática e fica digna de uma grande cozinheira.

Ingredientes

1 lata de leite condensado (em Portugal é o leite condensado que não é cozido, o branco)

1 lata de creme de leite fresco (em Portugal uso Nata fresca Longa Vida da Nestlé)

1 lata e 1/2 de leite (faço a medica pela lata de leite condensado)

2 colheres de sopa de Maizena

2 caixas de morangos, lavados e picados (separe alguns para decorar)

3 colheres de sopa de açúcar

1 colher de chá de extrato de baunilha

2 colheres de conhaque (opcional)

 

Para o Chantilly

1 lata de creme de leite fresco (em Portugal uso Nata fresca Longa Vida da Nestlé)

3 colheres de sopa de açúcar

Modo de preparo

Lave os morangos, corte em quadradinhos. Coloque num recipiente e polvilhe o açúcar sobre eles e o conhaque. Misture tudo e deixe um tempo.

Numa panela coloque o leite condensado e o creme de leite (natas). Dissolva a Maizena no leite e coloque na panela. Junte o extrato de baunilha e leve ao fogo, mexa sem parar até ferver, engrossar e virar um creme.

Espere esfriar. Coloque um pouco do creme em uma taça grande ou em taças individuais e por cima distribua uma camada de morangos picados.

Repita a operação e termine com o creme. Reserve e comece a preparar o chantilly. Preparação: Coloque o creme de leite (natas) no freezer por uns 20 minutos. Coloque o creme de leite na batedeira  junto com o açúcar e comece a bater na velocidade alta por 4 minutos aproximadamente. Observe que vai começar a criar umas bolhinhas. Continue batendo até engrossar e começar a criar ondas. Desligue a batedeira quando as ondas ficarem bem marcadas para o chantilly não virar manteiga (já aconteceu comigo várias vezes).

Comece a decorar o creme com um saco de confeiteiro, se não tiver em casa use colheres para fazer uns picos. Use a criatividade! Sempre corto os morangos em fatias finas e arrumo em círculo formando uma flor.