Quantos quilos engordei na gravidez?


A pergunta que tanta gente me faz: “Quantos quilos você engordou na gravidez?”. Nunca enjooei, não vomitei, não tive grandes problemas de inchaço, acredito que seja natural, saudável e necessário ganhar mais peso nessa fase precisamos armazenar nutrientes e energia para o desenvolvimento do feto.

Ganhei menos peso do que imaginei ganhar, a verdade é que nunca me preocupei muito com isso, se tivesse que ganhar 15 quilos ou o que fosse não ia me importar, é uma fase e o importante é que a minha filha esteja com saúde, com o peso e tamanho normais.

Até o início do oitavo mês de gestação ganhei cerca de 6 quilos, foi a última vez que fui na médica, acredito que agora na reta final vou ganhar mais uns quilos, a bebê está ganhando peso e volume, sinto mais peso na barriga e uma mudança rápida do tamanho.

gravidez-saudavel-ione-omena-exercicio-fisico-plano-alimentar-gravida

Fotografia: Grávida de 7 meses

Fome

Senti muita fome no início da gravidez, uma fome fora do normal, tinha que comer de 2 em 2 horas praticamente, ficava enjoada e tonta se não comesse nesse espaço de tempo.

Depois a fome estabilizou e nunca mais senti esse desespero de fome. Nunca tive desejos por nenhuma comida específica até agora. Mas o paladar mudou, algumas comidas que não gostava passei a gostar e quando vejo alguma bebida com gás me dá vontade de beber, mas não faz muito bem tomar refrigerantes e bebidas gaseificadas. Normalmente não bebo refrigerante, nem gosto, mas durante a gravidez me dá vontade de beber quando vejo alguém do lado bebendo, às vezes roubo um gole.

Nutricionista

Logo no primeiro mês de gravidez fui numa nutricionista, nunca tinha ido numa nutricionista na vida!

Mas a verdade é que sempre me cuidei, gosto de ler sobre alimentação, acompanho redes sociais de nutricionistas e procuro estar sempre informada nesse assunto. Nunca fui gulosa, adoro doces mas tento manter o equilíbrio para conseguir fazer umas asneiras de vez em quando sem culpas.

No terceiro mês de gravidez fui novamente na nutricionista para ajustar o plano alimentar, sentia muita fome e precisei acrescentar e variar os alimentos.

Rotina

Tentei comer sempre em casa durante a gravidez, segui o meu plano, andava com lanche dentro da bolsa e onde estivesse comia saudável e não qualquer porcaria na rua.

Foi essencial até o sexto mês ter essa rotina de alimentação e treino para manter o peso equilibrado e o meu bem estar.

Sentia azia sempre que comia qualquer coisa com mais açúcar ou com muita gordura fora de casa. No sétimo e oitavo mês já comecei a comer mais fora de casa, muitos almoços e jantares, férias, e isso desregrou um pouco a minha alimentação.

Não sou imune a toxoplasmose e por isso não posso comer saladas na rua, queijos frescos e vários outros alimentos. O que complica ainda mais a alimentação saudável fora de casa.

Plano alimentar

No início da gravidez tive um plano e depois ajustei no terceiro mês de gestação. Cada pessoa tem uma necessidade, é muito importante consultar um nutricionista.

Objetivo: Alimentação saudável na gestação

Pequeno almoço

 

Shake de bebida antioxidante +
1 tapioca com 2 ovos mexidos

1 batido de frutos vermelhos com cúrcuma
+
1 pão sem glúten torrado com azeite + 4 amêndoas com pele  

1 sumo verde
+
1 panqueca de banana com aveia e amêndoas

Sumo de laranja cenoura e beterraba +
3 tostas de arroz com manteiga de amêndaos 1 copo de leite vegetal batido com 1 banana congelada + + 1 col.c de manteiga de amêndoas
+
1 pão sem glúten com compota St. Dalfour

col.c. – colher de chá, col.S. – colher de sopa

Lanche da manhã

1 iogurte sem lactose +
2 col.S de granola caseira 1 banana esmagada com 3 col.S de aveia + 1 col.S de chia 1 barra de sementes Roobar 4 brigadeiros de frutos secos

Almoço

 

1 prato de sopa de legumes +
Dividir o prato em 4:
1 e 2: 1 cháv. de legumes cozidos (pouco cozidos)
3: 4 col.S de arroz basmati ou 4 rodelas de batata doce ou 1 pegador de massa de arroz ou massa sem glúten + 1/2 concha de feijão azuki/grão/lentilha
4: 1 bife de frango/peru/gado/posta de peixe

 

Lanche da tarde
1 barra roobar 1 copo de sumo de uva
+
1 pão sem glúten com hummus Mousse de abacate com cacau 1 iogurte sem lactose com 3 col.S de granola 1 copo de leite vegetal batido com 1 dose de proteína de ervilha + 1 fatia de papaia + 3 ameixas secas 5 pães de queijo sem lactose

Jantar

1 prato de sopa de legumes +
Dividir o prato em 4:
1 e 2: legumes cozidos ao vapor ou massa fake
3: 4 col.S de arroz integral ou 4 rodelas de batata doce ou mandioca ou 4 col.S de quinoa 4: 1 bife de frango/peru/posta de peixe
Ceia
1 iogurte natural sem lactose com 8 amêndoas com pele
+ 1 col.S de cranberry desidratado 1 iogurte funcional de morango
Nutricionista: Julien S. Sartori Academia Workout Rua Dr. Afonso Cordeiro, n. 711, Matosinhos

Lista de compras

  • Aveia em flocos ou quinoa em flocos
  • Mix de frutos secos
  • Frutos vermelhos frescos
  • Tostas de arroz
  • Frutas variadas
  • Ovos caseiros ou enriquecidos em ômega 3
  • Manteiga de amêndoas 100% (ervanárias ou myprotein – site )
  • Semente de chia
  • Pão sem glúten
  • Sumo de uva integral (supermecados – produtos saudáveis – embalagem em vidro)
  • Compota sem açúcar/adoçante (St. Dalfour – junto as compotas normais – embalagem fina e comprida)

Observações

Atum enlatado em azeite – passar por água antes do consumo, consumir 1x/semana.

Evitar o consumo de:          

  • álcool
  • Peixe
  • carne
  • ovos mal passados
  • Adoçantes
  • Canela
  • Linhaça
  • Arroz integral
  • Café
  • Chás em geral (com exceção do chá de camomila e de melissa)
  • Amendoins
  • Queijos brancos: fresco, requeijão, queijo quark, etc.
Atum em posta

Exercício físico

Toda a minha vida fiz exercício, quando era criança fiz natação, ballet, ginástica rítmica durante anos, ginástica olímpica, basquete também joguei por muitos anos, judô e com 14 anos comecei a frequentar uma academia (ginásio) e nunca mais parei de treinar.

Cheguei a fazer exercício físico todos os dias da semana, no mínimo fiz 3 vezes por semana.

Durante a faculdade estudei muito, tiveram períodos complicados, quando fiz estágio de manhã, frequentava faculdade a tarde e fiz cursos à noite, mas sempre tirava um tempo para me exercitar, às 6:00h da manha ou as 22:00h da noite, me esforçava muito, mas nunca parei de treinar.

Sempre me senti bem fazendo exercícios, não me considero nenhuma exagerada, não deixo de comer o que tenho vontade, acho que o segredo para manter o equilíbrio é fazer exercício físico com regularidade.

Durante a gravidez fiz exercícios específicos com o meu Personal Trainer, voltei a fazer Pilates, já tinha parado há mais de um ano, mas resolvi voltar e fez toda a diferença para melhorar a minha postura e fortalecer a lombar, entre outros benefícios.

gravidez-saudavel-ione-omena-top-dicas-gravida-magra-exercicio-fisico

gravidez-saudavel-ione-omena-plano-alimentar-gravida-magra-top-dicas-exercicio-fisico

Fotografia de cada mês de gravidez até os 6 meses

Massagem

Estava sem fazer massagens há 1 ano, e quando engravidei no terceiro mês voltei a fazer. Uma drenagem mais suave, própria para grávida, senti toda a diferença para não ter retenções de líquido, ajudava com a celulite e mesmo com nódulos e dores nas costas.

Só parei de fazer quando tive o descolamento na placenta já no sétimo mês. No oitavo mês voltei a fazer sem regularidade, só quando sinto vontade.

Pretendo voltar a fazer drenagem quando a bebê nascer.

Fisioterapia

Tive um episódio de dores nas costas no quinto mês de gravidez e só passou com 2 sessões de fisioterapia. Foi uma dor na omoplata enorme que não conseguia nem dormir, até respirar doía.

Voltei a fazer fisioterapia no oitavo mês, estou sofrendo com o nervo ciático, a barriga está bem mais pesada, tenho feito algumas sessões para aliviar a dor.

3 Comments

Add yours
  1. 1
    Anónimo

    Obrigada pelo post! Tenho duas perguntas: 1) porque o arroz integral é um alimento a evitar 2) qual o local onde faz massagem (e com quem). Obrigada!!

    • 2
      Ione Omena

      A minha nutricionista disse que o arroz basmati era mais nutritivo, nessa fase é o ideal. Antes eu comia mais arroz integral.

      Massagem – Márcia: 914128704. Faz em domicílio e num ginásio no Aviz aqui no Porto.

      Beijinhos

Comments are closed.