O livro #girlboss da CEO da NastyGal


Comprei esse livro antes da virar febre no Instagram e na internet em geral, e já sabia que ia gostar muito porque admiro Sophia Amoruso.

Sempre achei o modelo de negócio da NastyGal incrível, como sou muito curiosa li toda a história e acabei descobrindo quem fundou há alguns anos. Comecei a seguir no Instagram e acompanhar os passos de Sophia Amoruso, a CEO da empresa tem uma história fantástica, é que ela é autêntica, desbocada, debochada e totalmente consciente do caminho que teve que trilhar para chegar onde chegou, conseguiu expandir sua loja no Ebay para a casa dos milhões, e hoje a Nasty Gal é um dos e-commerces que mais crescem.

Em algumas partes do livro, rimos bastante com as suas loucuras de punk/hippie. Dá vontade de sentar com a Sophia numa tarde para ouvir todas as suas aventuras quando adolescente. E ela nos ensina muito ao contar sobre o começo do seu negócio. As coisas não acontecem por causa da “sorte”, elas acontecem porque batalhamos muito para que aconteça.

Sophia conta sua saga profissional mal sucedida mas ao mesmo tempo mostra o que cada emprego lhe trouxe de aprendizado que caiu como uma luva no momento em que começou a comandar a Nasty Gal.

Em algumas partes o livro parece muito repetitivo mas no geral, gostei muito. Existem várias lições importantes no livro.

1 – O fracasso é uma invenção sua. Se acomodar é que não pode, principalmente em tempos de internet onde tudo muda de uma hora pra outra e tudo fica velho na velocidade da luz. “Uma vantagem de ser ingênua é ser capaz de acreditar em si mesma quando ninguém mais acredita.”

Palavras-chave: adquirir experiência, perspectiva e conhecimento; ter autoconfiança; permitir-se; correr riscos; sair da zona de conforto.

2 – Esquecer a vergonha. Vergonha é uma das coisas que ainda me acompanham, infelizmente! Mas tento fazer um exercício interno pra me livrar dela em situações que eu simplesmente não posso deixar que ela me domine, mas nem sempre consigo. “Você não pode convencer uma pessoa de que você é incrível e fantástica se você mesma não achar que é.”

3 – Focar no que é seu. Quando você olha pro lado e passa a focar sua energia no que o outro está fazendo, aos poucos você vai ficando obcecado por aquilo. “Quando se importa demais com outras pessoas, está lhes dando poder.”

Não é necessariamente um livro sobre negócios, mas vale a pena ler!

Depois de ler não fiquei louca para começar um negócio novo, não revolucionei minha vida, mas tirei várias lições. Entre elas, aprender a valorizar meus pontos fortes, coisa que eu faço pouco.

SINOPSE: Sophia Amoruso passou a adolescência viajando de carona, furtando em lojas e revirando caçambas de lixo. Aos 22 anos ela havia se conformado em ter um emprego, mas ainda estava sem grana, sem rumo e fazendo um trabalho medíocre que assumiu por causa do seguro-saúde. Foi aí que Sophia decidiu começar a vender roupas de brechó no eBay. Oito anos depois, ela é a fundadora, CEO e diretora criativa da NastyGal, uma loja virtual de mais de 100 milhões de dólares, com mais de 350 funcionários. Além da história de Sophia, o livro cobre vários outros assuntos e prova que ser bem-sucedido não tem nada a ver com a sua popularidade; o sucesso tem mais a ver com confiar nos seus instintos e seguir a sua intuição. Uma história inspiradora para qualquer pessoa em busca do seu próprio caminho para o sucesso.