Guardar e conservar sapatos e carteiras


Muitas pessoas que conheço até tem certa preocupação com a questão FORMAL do calçado e da carteira, mas muito pouca preocupação com a questão ESTÉTICA e muito menos ainda com a PRESERVAÇÃO da peça em si.

Tem dois grandes BENEFÍCIOS de conservar bem um produto:

  • Afeta diretamente como o calçado é percebido
  • Evita o seu desgaste precoce

CARTEIRAS

1 – ESVAZIE suas carteiras antes de guardá-las, tire tudo de dentro, vire ao contrário para que não fique nenhum resíduo. Limpe sua bolsa por fora com um PANO SECO.

2 – PROTEJA SUAS CARTEIRAS COM SACOS de algodão ou flanela, para o couro não arranhar e também para proteger da luz e da poeira.

3 – Não deixe suas CARTEIRAS PENDURADAS em cabideiros ou ganchos por muito tempo, eles marcam e deformam as alças. Prateleiras são os lugares mais indicados, pois facilitam a visualização e mantém a ordem.

SAPATOS

1 – Quando comprar um calçado colocar sempre SOLAS e limpar sempre antes de guardar, passando uma escova na sola para remover sujeiras da rua e um pano SECO na parte de cima. Muitas vezes uso LENÇOS ÚMIDOS DE BEBÉ já que não tem álcool e não estragam.

2 – Alguns materiais merecem cuidados especiais, como a CAMURÇA. Devem ser limpos com uma escova especial ou uma bucha de cozinha, escove sempre na mesma direção para remover qualquer sujeira que possa ter agarrado e insista onde tiver manchas mais profundas. Também é aconselhável passar um IMPERMEABILIZANTE para a camurça antes de usar a primeira vez, para evitar que a peça manche ou suje com muita facilidade.

3 – Usar sempre um SPRAY PARA RETIRAR PREÇOS, nunca com gelo, água ou álcool.

4 – SAPATOS E CARTEIRAS DE PELE: Para os sapatos, a melhor regra é sempre que possível evitar a água. Tirando os tênis, é claro! Quase sempre um PANO SECO resolve o problema da sujeira de um sapato. NUNCA COLOCAR NO SOL PARA SECAR, sempre na sombra.

NÃO USAR CREME HIDRATANTE para manter o couro brilhante, já vi muitas pessoas fazendo isso, é um erro, pode manchar e nunca mais voltar ao normal, uma vendedora da Chanel me ensinou a fazer isso com o creme Nívea, por sorte a carteira que ela usou o creme melhorou o aspecto mas poderia ter manchado.

4 – Ao guardar as BOTAS, sempre coloque um suporte no cano para que ele não dobre e, desta maneira, não marque o couro.

Não existe coisa pior de que um look muito bem produzido e um bico de sapato estragado ou sujo. São pequenos detalhes que fazem o sucesso do nosso visual! INVISTA EM BONS SAPATOS.

Para evitar o mau odor, use desodorante para calçados e talcos antissépticos para os pés! E SEMPRE USE MEIAS!

Existem meias específicas para cada tipo de calçado, para ténis casual, para o ginásio, para bailarina e sapato fechado…

Se inscrevam no meu canal do YouTube para ver todas as atualizações de vídeos: https://www.youtube.com/c/ioneomenacom