Documentário “In Vogue: The Editor’s Eye”


Pode ser difícil de acreditar, mas em 2012 a revista Vogue fez o seu aniversário de 120 anos. Quando começaram, não havia fotografias, somente ilustrações e apenas foco em mulheres da sociedade. Quando Condé Nast assumiu em 1909, as coisas mudaram com a fotografia de moda e tornou-se o ponto focal do semanário. Claro, a publicação se tornou mensal, saíram as notas sociais e políticas e tornou-se a revista que conhecemos hoje.

E para comemorar, os diretores Fenton Bailey e Randy Barbato juntos fizeram o “In Vogue: The Editor’s Eye” um documentário com as principais páginas da história editorial da revista, particularmente as mulheres cuja influência e determinação não só permitiu a revista ficar relevante, mas manter a sua posição na vanguarda de seus muitos concorrentes.

O documentário ressalta que a Vogue não é apenas a fotografias de pessoas bonitas (tudo bem, é isso também), mas verdadeiramente um esforço criativo que tem capturado imagens e momentos no tempo que se prolongaram durante anos e anos, com criatividade muitas vezes necessária sob o mais rigoroso dos prazos. Mas também é um reflexo de um estilo de vida, e nos anos 90 Vogue percebeu que seu público queria uma revista que poderiam relacionar-se, em vez de um diário de viagem a lugares remotos que nunca iria visitar, com roupas que nunca poderiam usar. Assim, a decisão de misturar alta costura com moda de rua, talvez melhor exemplificado na capa novembro 1988 que contou com uma t-shirt Christian Lacroix bordada e um par de jeans regulares. A imagem era tão surpreendente no momento, que Wintour relata que foram verificar se aquilo não tinha sido um erro.

Reunindo os editores da revista do presente e do passado, incluindo a grande Graça Coddington, Tonne Goodman, Camilla Nickerson, Phyllis Posnick e Babs Simpson, junto com as atrizes Nicole Kidman e Sarah Jessica Parker, os estilistas Tom Ford e Vera Wang e muitos mais, o dosumentário oferece um olhar abrangente da história da revista e do trabalho dos editores de moda.