Dica de livro: Pais à maneira dinamarquesa


A felicidade é o caminho, muito interessante a maneira de educar do livro “Pais à maneira dinamarquesa”, há mais de 40 anos os dinamarqueses são considerados os mais felizes do mundo.

O livro mostra de forma simples, uma leitura boa que parece uma conversa como os pais dinamarqueses são descontraídos e deixam os filhos serem independentes, mostra a simplicidade em tudo, a sensação de conforto sempre presente. O desprendimento material mesmo em famílias com rendimentos tão altos.

As autoras defendem que a busca da felicidade começa na infância e entregam aos pais a chave do sucesso.

  • Dicas que ajudam a reforçar a confiança, a valorização pessoal, a empatai, a honestidade, e o trabalho em grupo entre as crianças.
  • Dá conselhos para incentivar os jogos e brincadeiras ao ar livre tão importantes para as crianças não serem tão ansiosas, mais resilientes e a lidar mais com o stress, hoje em dia na correria do dia a dia esquecemos.
  • Cultiva o respeito e a tolerância, inspirando a celebrar a união.
  • Comunicação autêntica
  • Ter cuidado com os elogios: os filmes dinamarqueses terminam com finais muitas vezes tristes, muito diferente do final feliz de todas as histórias que ouvimos criança na nossa cultura. Os finais sombrios e tristes mostram as coisas boas da nossa vida, nos tornando mais felizes e agradecido pelo que temos. As crianças precisam ter uma mentalidade de crescimento e não uma mentalidade fixa.

Para quem é dinamarquês educar assim é tão natural que não exige esforço algum, já tem boas estratégias, mas para nós brasileiros ou em Portugal vai requerer algum trabalho, mas podemos transformar em algo muito bom na prática. Não existe perfeição, mas podemos tentar ser sempre o melhor que podemos.

Autoras: Jessica Joelle Alexander e Iben Dissing Sandahl

Editora: Arena

 

+ There are no comments

Add yours