CONVIDADOS: O QUE VESTIR EM CASAMENTOS


Casamento: Trajes dos convidados

DICA 1: Leia o convite. O convite do casamento deve especificar o código de vestimenta (casual, semi formal, formal) e lhe dará outras informações importantes como a localização e o horários.

DICA 2: Leve em conta o local. Alguns locais pedem trajes mais formais do que outros. Se o casamento for em uma praia ou em outro local ao ar livre durante o dia, o traje será, provavelmente, mais casual. Por outro lado, os casamentos que acontecem em ambientes internos são geralmente mais formais.

DICA 3: Considere o tempo, horário e época do ano.

MANHÃ

A roupa tem de ser de festa, porém informal como o dia. VESTIDOS FLUIDOS E LEVES, são escolhas perfeitas para a ocasião. O vestido pode ser curto, médio ou longo, desde que simples.

Deixe o brilho para bijuterias e acessórios. EVITE A MALHA, que não tem cara de festa.

ESTAMPAS podem ser usadas, aposte nas florais que variam de tamanho médio a pequeno.

No quesito beleza, aposte nas tranças. Com o cabelo preso, meio-preso, solto… a ideia que você mesma fez em casa – mesmo a gente sabendo que demorou horas no cabeleireiro. Esse estilo EASY-CHIC tem tudo a ver com a proposta de um casamento de dia, que é muito mais informal.

TARDE

A recepção segue pela noite. Então, você pode usar um brilho discreto e modelos com detalhes, como babados.

Opte por CORES INTENSAS, como verde, rosa e bordô. O preto ainda não está adequado ao horário.

O tecido pode ser encorpado e ter um TOQUE DE BRILHO, como cetim de seda ou tafetá. O brilho é permitido, seja no tecido ou em aplicações de bordado e as estampas também.

Peças na altura dos joelhos ou longuetes são as ótimas escolhas. Longo também são bem-vindos.

NOITE

Chegou o momento de ousar! BRILHO, SALTO ALTÍSSIMO E BIJUTERIAS chamativas são permitidos com bom gosto.

O LONGO É INDICADO, mas os curtos funcionam para convidadas desde que o tecido seja nobre.

Aposte em salto alto, bolsa pequena e jóias vistosas.

TRAJE BLACK TIE

 Quando em um convite o traje solicitado é do tipo Black Tie, o evento do qual você irá participar é extremamente luxuoso e sofisticado e por isso AS ROUPAS DEVEM SER EXTREMAMENTE ELEGANTES E FORMAIS.

As mulheres devem estar sempre utilizando vestidos longos com a bainha localizada abaixo do tornozelo e feitos com tecidos de origem nobre e com adereços luxuosos como bordados, brilhos, rendas e outros semelhantes.

Com relação aos calçados podem ser usados tanto sapatos quanto sandálias que devem ser necessariamente de SALTO ALTO E DE ESPESSURA FINA, sendo que o mais indicado são as sandálias com tiras delicadas, saltos bem finos e altos acompanhados por meias finas de seda.

Os homens devem estar vestidos de SMOKING COMPLETO e sofisticado. O paletó deve ter uma gola do tipo de bico e com um botão, a gravata recomendada é a da modalidade borboleta com as pregas da camisa sendo quadradas ou redondas e o colarinho deve estar sempre virado para cima com um sapato de couro.

JÓIAS

Use acessórios poderosos, podendo ser um anel grande, brincos pendurados, um belo colar ou uma pulseira brilhante. Não precisa ser necessariamente uma jóia, pode ser bijouteria hoje em dia existem muitas opções, basta ter bom senso e bom gosto. JÓIAS FINAS E HERANÇAS DE FAMÍLIA FUNCIONAM SEMPRE BEM.

SAPATO

Aposte em sandálias de saltos altos. Mas a pessoa que não usa salto nunca, acha super desconfortável, compra um stiletto de 11 cm, não vai dar certo. Vai chegar na festa e tirar o sapato. Neste caso, aposte em saltos mais baixos, mas sempre sandálias de tiras mais finas, os METALIZADOS geralmente ficam sempre bem.

BELEZA

Faça sua maquiagem com um profissional. É comum focar tanto em suas roupas que o cabelo e a maquiagem acabam ficando para segundo plano.

AS MULHERES DEVEM USAR PENTEADOS NOS CABELOS. Rabos de cavalo são muito informais e inapropriados para a maioria dos casamentos.

Estandes de maquiagem em shoppings frequentemente tem maquiadores profissionais que podem criar um visual glamouroso para a noite em troca de o consumidor fazer uma pequena compra.

Pesquise o penteado e maquiagem e saiba o que quer quando chegar no cabeleireiro. Discuta suas roupas com estes profissionais para que eles possam entender a sua ideia e complementar seu visual.

Só nós sabemos o que nos valoriza, muitas vezes um penteado pode acabar com o nosso look e nossa auto estima e a maquiagem também, tem cores que nos favorecem mais do que outras.

MADRINHA

Caso seja madrinha, lembre-se de perguntar à noiva se existe um traje ou cor determinada por ela.

MÃE DE NOIVO/NOIVA

O vestido deve ser pensado de forma a que valorizar o tipo de corpo. As peças devem camuflar zonas do corpo com mais volume como, por exemplo, volume abdominal ou braços mais volumosos. Outro exemplo, será usar peças com decote em “V” para adelgaçar ou parecer mais alta, com uma manga que resguarde o braço, que tenha uma costura a delimitar a cintura (como se fosse um cinto incorporado no vestido). Deve ser tubular e terminar 1 ou 2 cm antes do joelho ou longo se for o caso.

AS CORES: CINZA, VERDE, DOURADO, VERDE, AZUL E VERMELHO. Mas também os tons terra, roxos, cores pastéis (amarelos, azuis e rosas esbatidos; pessego; lavanda), azul cobalto, tons champagne, coral, etc….

Uma outra aposta, deve ser feita nos TECIDOS. Estes devem ser nobres e com aplicações distintas como rendas e algumas aplicações, pode ser um ou outro apontameto com brilho.

O comprimento do vestido é determinado pela hora do casamento. Se for de manhã ou até às 17h, deve ser mais curto. Os mais compridos só se justificam a partir das 17h.

O USO DOS CHAPÉUS também é determinado pela hora. O seu uso, tem como objetivo proteger a mulher do sol. Assim sendo, justifica-se em casamentos vespertinos. Quanto mais cedo, maior deve ser o chapéu e mais apertada a trama. A partir das 17h, o sol deixa de ter tanta radiação e já não se justifica.

Uma alternativa são as aplicações com flores que se colocam num lado da cabeça com um travessão e com um penteado.

A escolha da mãe da noiva irá direcionar a mãe do noivo a escolher o modelo do seu vestido, por isso se você for a mãe do noivo permita que a mãe da noiva compre o vestido dela primeiro, para você saber o que escolher.

É elegante ser flexível na escolha do seu vestido e, tenha em mente que o dia especial é do seu filho, em especial de sua futura nora.

Aposto que você já sabe que branco, off-white e preto são cores que não a mãe da noiva e a do noivo, não devem usar.

porto-canal-casamento-look-ione-omena-dicas-estilo-moda-noivas

Créditos – Vestido: Red Valentino (Tons de Lua), Sandálias: YSL

porto-canal-casamento-look-ione-omena-dicas-estilo-moda

porto-canal-casamentos-ione-omena-consultora-moda-estilo-noivas-festa-ola-maria

Programa Olá Maria exibido em 26 de maio de 2016 no Porto Canal

2 Comments

Add yours
  1. 1
    Joana Pimentel

    Adorei as dicas, como sempre! 🙂
    Tenho uma pergunta, não exatamente relacionada com este tema: fica mal usar o anel de noivado no dia-a-dia, depois de casado? Deve ser usado só em ocasiões especiais? E usa-se por cima ou por baixo da aliança cadamento? Muito obrigada e um grande beijinho.

    • 2
      Ione Omena

      Olá Joana, fica muito bem usar no dia a dia, eu uso a minha aliança de casamento e o anel de noivado para “segurar” a aliança, mas muita gente usa primeiro o anel de noivado e depois a aliança de casamento. Use como achar que fica melhor! Não precisamos seguir sempre regras. 🙂 E é uma pena deixar o anel guardado, use sempre!! 🙂 Beijinhos

Comments are closed.