Como fazer uma mala para o inverno em Portugal?


Em Portugal quase não tem temperaturas negativas durante o inverno. Mas se quer viajar entre os meses de dezembro e março, tem que vir preparada para encarar o frio!

Temperaturas: O fuso horário no inverno, com relação a Brasília, são de duas horas. Isso significa que os dias também são mais curtos nesse período do ano. Com relação as temperaturas, o norte e centro do país são bem mais frios e podem alcançar temperaturas negativas (ou sensação términa negativa). Já no centro e sul, na região de Lisboa e do Alentejo, as temperaturas são melhores e nas ilhas geralmente, é mais quente. O bom é sempre checar as temperaturas antes de viajar, tem vários sites como o: http://www.tempo.pt.

Cabeça, pescoço, pés e mãos quentes: Como moro aqui as roupas são diferentes para quem vem fazer turismo, uso sapatos com meias finas por exemplo para sair a noite porque sei que não vou passar frio na rua, mas para quem vem fazer turismo a possibilidade de ficar na rua esperando um táxi ou caminhar e congelar é enorme! Tente não trazer os sapatos mais abertos e os tênis mais frescos. O ideal é investir em uma boa bota ou calçado impermeável. Em dezembro e janeiro, chove muito! A parte boa é que eles, geralmente, vêm intercalados com dias de sol ou com momentos de sol.

Não esqueça de separar um cachecol, lenço ou pashmina quente para o pescoço, é muito importante para não passar frio. Tenha uma peça coringa que você possa usar à noite também! Também é bom trazer um chapéu ou um gorro e luvas.

Casaco ideal: O ideal é que seja abaixo da cintura, com ziper ou botão para fechar, bolsos para as mãos e capuz.

Roupas térmicas: É o segredo para não congelar! É muito fácil encontrar meias, blusas e até calças produzidas com um material especial que mantém o calor do corpo. Por isso, elas devem ser usadas por baixo da roupa.

Não deixam o vento entrar pelas tramas da malha e são ideais para temperaturas abaixo de 10º.  No Brasil, é possível encontrar essas peças durante o ano todo na Decathlon. Já em Portugal, procure no El Corte Inglés, tenho várias opções da marca portuguesa Collove e gosto muito.

Como diminuir o volume da mala: As roupas de inverno ocupam muito espaço na mala. Seja prático e dê preferência para peças com tons neutros. Assim você poderá fazer muitas combinações durante a viagem e repetir peças.

Onde comprar roupas de frio em Portugal: O El Corte Inglés tem diversas opções e marcas, para quem deseja fazer uma compra maior e com preços melhores, os outlets portugueses são ótimos. Roupas bem baratas podem ser encontradas na PrimarkZara, Mango, Blanco, H&M e Stradivarius.

Se proteja da chuva: Traga um guarda-chuva. Mas atenção que pode ventar muito, aqueles guarda-chuvas menores podem não aguentar.

Não esqueça os seus medicamentos: Com temperaturas baixas e a alta frequência em locais fechados e transportes públicos podem te causar um resfriado. Faça uma pequena farmácia com analgésicos, antitérmicos e antialérgicos.