A nova carta de outono do Restaurante Astória no Palácio das Cardosas no Porto


Sobre o Restaurante Astória

O restaurante Astória está localizado no emblemático e histórico Palácio das Cardosas, em pleno coração da cidade do Porto. Recentemente renovado, o Astória oferece uma experiência que desperta todos os sentidos: a gastronomia portuguesa contemporânea da assinatura do Chef Pedro Sequeira alia-se à vista magnífica sobre a baixa portuense, num ambiente sofisticado e elegante.

A herança do Palácio revê-se nos traços nobres e na estética requintada, complementada com uma decoração moderna e confortável, que convida a entrar. As janelas generosas para o exterior abrem o Astória à cidade, partilhando todo o seu charme, cultura e vivacidade.

As propostas gastronómicas têm por base a cozinha portuguesa, reinterpretada pelo talento do Chef Pedro Sequeira e pelas tendências da gastronomia contemporânea. A esplanada, uma autêntica varanda sobre a Praça da Liberdade, convida a momentos de descontração.

A par da gastronomia, o Astória pretende celebrar a arte e a cultura. Exposições de arte, concertos de música, parcerias com designers portugueses são algumas das iniciativas promovidas pelo Astória para homenagear o talento de artistas nacionais e dinamizar a oferta cultural no centro histórico do Porto.

Astória apresenta nova carta de outono

O restaurante do Palácio das Cardosas dá as boas-vindas à nova estação com uma carta renovada, onde predominam as cores de outono, os sabores quentes e os aromas dos fumeiros antigos.

Depois da apresentação da primeira parte da filosofia “Um restaurante, dois conceitos”, com carta renovada ao almoço, o restaurante do Palácio das Cardosas lança uma nova ementa, reforçando a aposta em jantares que proporcionam experiências multissensoriais, através de cozinha de autor.

A nova carta de outono é uma verdadeira homenagem à gastronomia tradicional portuguesa. Após a época das colheitas, esta é a altura ideal para provar as ofertas da natureza, trabalhadas de forma criativa pela equipa do Chef Pedro Sequeira. Em destaque estão as carnes de caça, os legumes da época que pintam os pratos com as cores outonais, como a abóbora ou cogumelos silvestres, e peixes frescos, todos confecionados com respeito pelos seus sabores originais.

As entradas iniciam a viagem de sabores do Astória, com seis sugestões diferentes à escolha. Em destaque o inconfundível prato de Alheira de caça em ninho de outono com cogumelos silvestres e, para paladares mais internacionais, Foie gras confitado em vinho do Porto e especiarias, cacau 100% e bolo tépido de pistácio e creme de avelã.

O prato principal segue por caminhos entre terra e mar. No conforto das carnes, as opções variam entre pratos mais complexos, como Lombinho de Veado com esmagada de castanha e legumes bio, cogumelos silvestres e molho de vinho do Porto e framboesa, ou mais ligeiros, como Peito de pato lacado e coxa confitada com puré aipo, chalota e alcachofra com molho de sechuan.

Nos peixes, e já a lembrar a época festiva que já se avista, Lombo de bacalhau com crosta de azeitona, batata e cebola assada, ovo verde e molho de coentros, a estrela da cozinha nacional, ou o Cantarilho com puré de abobora e pickles de aipo laminado com molho de marisco.

Os sabores e cores da estação são transversais às sobremesas que sugerem criações irresistíveis. Para terminar em grande a refeição o Chefe recomenda Pudim de castanha com areia de cardamomo e sorbet de lúcia lima ou uma seleção de queijos nacionais com compota caseira, tostas e grisinis a acompanhar.

A melancolia da nova estação esvanece-se à mesa com propostas mais quentes e uma harmonia de sabores mais complexa. Uma experiência gastronômica de topo com vista privilegiada para o charme da baixa portuense, envolvido num ambiente íntimo e sofisticado.

RESTAURANTE ASTÓRIA

Endereço: Praça da Liberdade, 25, Porto

Horário de funcionamento: 12h30 às 15h00; das 19h30 às 22h30

Contato para reservas: +351 22 00 35 600 ou restaurante.astoria@ihg.com