A famosa seda tailandesa das lojas Jim Thompson


James Harrison Wilson Thompson nasceu em Greenville, no estado de Delaware, nos EUA, em 1906. Ele estudou arquitetura e depois foi enviado para a Tailândia durante a Segunda Guerra Mundial. Percebendo um potencial para os negócios, ele se mudou para Bangkok depois da guerra. Ele ressuscitou o comércio da seda tailandesa, o que lhe rendeu o prêmio da Ordem do Elefante Branco por seu serviço excepcional para a Tailândia. Ninguém sabe o que aconteceu a este lendário “farang“, nome que os tailandeses dão aos ocidentais. Durante férias com os amigos, em 1967, ele desapareceu no planalto da Malásia e nunca mais foi visto.

Quando Jim Thompson mudou-se para Tailândia, ajudou muitos tailandeses a sairem da pobreza após iniciar as atividades na confecção de tecidos de seda.

Uma das principais atrações ao visitar a casa de Jim Thompson é entender o processo de como é feito a seda, desde a criação do bicho da seda até a utilização do fio para criar o tecido. Não tive tempo suficiente para conhecer a famosa Jim Thompson House, depois de ficar dias doente em Bangkok.

Hoje em dia são vendidos tecidos e vestuários com seu nome, que além de qualidade também tem um preço elevado. Conheci as diversas lojas espalhadas pela Tailândia, em Phuket e Bangkok, onde comprei presentes, gravata, lenços, argolas de guardanapos, guardanapos lindíssimos estampados, kaftans, tudo com uma qualidade e design sem igual.

Não esqueça de conferir a estampa tradicional da marca, a estampa de elefantes!

Fiquei apaixonada pelos produtos da marca. Não tem como ir para a Tailândia sem fazer pelo menos uma compra numa de suas lojas.