7 razões para assistir o documentário “Iris, Uma Vida de Estilo”


Você pode não saber quem é Iris Apfel, mas com toda certeza já viu alguma foto dela circulando pela internet. Isso porque Iris é uma das pessoas mais icônicas do século, e seu nome e obra serão lembrados e comentados pelas próximas gerações.

Conhecida pelo seu estilo excêntrico e livre de padrões estéticos, Iris é um ícone mundial da moda.

Iris Apfel é tema de documentário nas mãos do cineasta Albert Maysles, que, por sinal, morreu em março deste ano. “Iris, Uma Vida de Estilo” narra a trajetória da nova-iorquina.

O documentário mostra a rotina de Iris, uma das pessoas mais fascinantes da moda que, dá lições diárias não apenas sobre estilo, mas também sobre vida.

Iris nasceu no Queens (NY) e entrou na moda nos anos 1950, quando ela e seu marido Carl – que festejou 100 anos durante a filmagem – abriram a Old World Weavers, uma empresa de tecidos que chegou a ser contratada por nove presidentes americanos para restaurações da Casa Branca.

Em Iris, podemos ver Apfel em eventos e à conversa com personalidades como o designer Alexander Wang ou o rapper Kanye West. As filmagens também foram feitas no seu apartamento em Park Avenue, Nova Iorque.

Por incrível que pareça, aos 93 anos de idade, seu estilo pessoal e sua influência ficam cada vez mais fortes, prova disso são seus últimos trabalhos: linha de maquiagem para a MAC, rosto da campanha das marcas & Other Stories e Kate Spade, entre outros.

Aqui estão sete motivos para ver o documentário:

  1. Para testemunhar e aprender com os hábitos de compras de Iris.
  2. Para realmente ver e entender como sua coleção de roupas e bijouterias é insanamente vasta e diversificada.
  3. Para ver os bastidores de seu incrível shooting em 2012 para Dazed & Confused.
  4. Para ver Jenna Lyons sendo uma FanGirl de Iris.
  5. Para ver suas palavras sábias sobre jovens designers, cirurgia plástica e tudo mais.
  6. Para vê-la interagir com o marido.
  7. Para vê-la interagir com Kanye West.